quinta-feira, 26 de março de 2020

L.Portuguesa 26/03 Correção

Bom dia turma!

1º Período

Vamos iniciar nossa aula de hoje pela correção da interpretação textual de ontem sobre "Bullying: brincadeiras que ferem"



GABARITO:

01.   Como o autor define bullying?
Define como as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas.


02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?
Porque a palavra “Bully” é inglesa e significa valentão, brigão.


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?
Resposta pessoal do aluno.


04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.
Resposta pessoal do aluno.


05.   Que soluções você apontaria para o problema?
Resposta pessoal do aluno. Podendo ser a reeducação para quem faz o Bullying, e o tratamento para quem sofre o Bullying.


06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.


07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?
Resposta pessoal do aluno.

   08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      Bullying é praticado quando há convivência direta.
      Cyberbullying é feito via digital, em forma de boatos e difamações na     internet.
    O cyberbullying pode tomar um vulto maior porque quem pratica, além de   anônimo, espalha informações que podem ser aumentadas por outros      praticantes e envolver muitas pessoas.


  09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
      Bullying é mais abrangente porque não há razão específica para ameaçar,      perseguir, etc.
    Preconceito é formado de uma ideia preconcebida sobre um determinado     aspecto: raça, opção, religiosa, etc. O bullying se caracteriza por uma ação    específica de palavras ou comportamentos, enquanto o preconceito pode se    caracterizar, também, pela omissão, o afastamento.


   10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      As vítimas, em geral, são crianças e adolescentes inseguros, tímidos ou   com dificuldade de comunicação.

  11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      As vítimas têm medo ou vergonha de se expor. Aos poucos ficam com  baixa autoestima.

   12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      Pode ser considerado crime caso o agressor seja maior de idade. Quando é menor pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar uma vez que é protegido pela ECA – Estatuto da criança e do Adolescente.

  13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      Quem apenas ri ou se diverte está estimulando o comportamento de quem pratica o bullying, portanto participa.

  14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

      Resposta pessoal do aluno.

Agora aguardem as atividades para o 2º período que irá abrir às 08:20;

Aula de Cultura Religiosa – Dia 26/03/2020
1.      Gestos Concretos – Demonstração de amor ao próximo
a) Assista ao vídeo apresentado no link abaixo e reflita sobre atitudes possíveis para termos um mundo melhor.

b) Pense nas nossas conversas nas últimas aulas sobre gestos concretos e analise sua pesquisa sobre exemplos que demonstram essas atitudes.

     c) Após a análise e a reflexão realizadas nos dois itens anteriores, faça um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) apresentando suas conclusões.

Clique no link abaixo para postar seu texto.

Cuidem-se,
Abraços,
Profª Carla E. B. Klauck

quarta-feira, 25 de março de 2020

L.Portuguesa 25/03 Atividades

2º período

Pessoal após assistir as vídeoaulas, faça o que se pede abaixo:

COPIAR A CANETA E RESPONDER A LÁPIS NO CADERNO


TEXTO: BULLYING: BRINCADEIRAS QUE FEREM



     Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?
      Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc. –, mas é na escola que se manifesta com mais frequência. (...)
        O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores consequências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente. (...)
        Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode expiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...)
        "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele.
        Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...)


Entendendo o texto:



01.   Como o autor define bullying?



02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?

04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.

05.   Que soluções você apontaria para o problema?

06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.

07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?

08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      
09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
    
10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      
11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      
12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      
13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      
14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

A correção será feita aqui pelo Blog na próxima aula, dia 26/03
OBSERVAÇÃO: Pessoal qual o combinado com todas as turmas: Todas as atividades devem ser feitas no caderno e após devem enviar foto no privado para ser dado o OK. Lembrando que a postagem para o professor deve ser sempre até as 22h do dia em que temos aula.


Professor
Jefferson Back Paiva


Alunos que já entregaram a atividade: ( com OK do lado)

Adriéli: 

Alison: OK

Ariela: OK

Arthur: OK

Brenda C: OK

Brenda T: OK

Daniel:

Henrique: OK

Kauã:

Kauan:

Kaue: Entregou dia 27/03 ( dois dias após a data de entrega e correção)

Luis: OK

Marlon: OK

Nicolas: OK

Richard: OK

Samara: OK

Samuel: OK

Tairã:

Thais: OK
      

L. Portuguesa 25/03 Vídeoaulas

Boa Tarde turma!

Gostaria de iniciar a aula hoje dizendo que fiquei/estou muito feliz pelo trabalho realizado na última aula nossa quinta-feira passada dia 19/03. Vocês mostraram trabalho em equipe, criatividade, cooperação, dinamismo, e apresentaram trabalhos lindos, parabéns 8º ano.



1º período

Para darmos andamento em nosso estudo sobre o tema Bullying conforme o capítulo do livro didático: Eu e o outro-A ética nas relações pessoais, solicito que assistam as vídeoaulas abaixo:

Oito Conceitos  que caracterizam o Bullying:

Bullying não! Ser diferente é legal!

Bullying: Como diminuí-lo?

Bulluing e perseguição: Reportagem do Globo Repórter

.L.Portuguesa 25/03 Apresentação

Boa tarde turma!

Sejam todos bem-vindos ao nosso ambiente virtual, onde vamos ter nas próximas duas semanas nossa interação sobre as aulas de Língua Portuguesa.

Antes de mais nada, gostaria de lembrá-los de algumas atividades que iniciamos ao longo do primeiro mês e que podem ser feitas a distância neste momento de isolamento social por causa do Coronavírus.


  • Leitura do nosso livro para a apresentação;
  • Estudar as palavras do nosso ditado;
  • Manter os diários atualizados.

Lembrando que nossos meios de comunicação são aqui pelo Blog e em nosso grupo do Whatsapp da turma.

Atenciosamente
Professor 



Jefferson Back Paiva

Tarefa de História



Turma!

Atenção!!!

A tarefa de História, quanto ao invento, vai ser construído e pensado durante a semana, o vídeo eu aguardo para a próxima.

Realizar as tarefas com dedicação.

Língua e Cultura Alemã

Guten Morgen!

As atividades postadas serão para revisar os conteúdos que já foram estudos até esse ano. Aproveite esse momento para estudar e tirar suas duvidas.

Primeira atividade: No caderno você irá escrever a data 25.03.2020.
Após você irá fazer listas de palavras referentes aos seguintes temas:
Farben (cores), Monate (meses), Wochentage (dias da semana), Jahreszeiten (estações do ano), Haustiere (animais domésticos).

Segunda tarefa: Assitir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Q7ECRAQrzFc. Anotar no caderno, em português, o que você consegue compreender do que ouve. Pode ouvir mais vezes. E responda: O que aconteceu ao Nico?

Terceira tarefa: Resolver a atividade abaixo no caderno.


Quarta tarefa: Em uma folha de desenho ou de ofício, você vai montar um mini-cartaz com os conteúdos trabalhado nas últimas duas semanas. Você vai olhar no caderno o conteúdo anotado e vai organiar as informações de modo criativo no mini cartaz. Você pode escrever somente as informações em Língua Alemã ou tb em português. Quero uma margem de 1 cm, organização e capricho. A tarefa deve ser entregue no retorno da quarentena. 
Dúvidas podem ser tiradas por aqui ou pelo meu e-mail: isabelagressler71@gmail.com


Atividade 1 de História



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA JOANA FRANCISCA

Disciplina:  História / 8º ano      Professora: Sandra Beatriz Pinheiro da Luz

Atividade referente aos dias 25/03 e 01/04
Olá oitavo ano!
Vamos ao desafio!


1- Leia com atenção o texto abaixo. Aproveite também para realizar a leitura do livro didático Araribá Mais História, capítulos 2 e 3.
 
Assunto: Primeira Revolução Industrial
A máquina a vapor e a eletricidade
  
        Início: Inglaterra - século XVIII
        Características:
         Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial.
         Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria.
         Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

  Personagens: Thomas Newcomen , James Watt , George Stephenson, Matthew Boulton, Alessandro Volta e Thomas Edison.

Resultado de imagem para thomas edison 

Datas e Fatos Importantes:

            1698 - Newcomen inventa uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão.Patenteada em 1705, foi a primeira máquina movida a vapor.
  1765 -Watt aperfeiçoa o modelo de Newcomen. Seu invento deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria. Stephenson revoluciona os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.
1785 - Boulton começa a construir as máquinas projetadas.

   Consequências:
   Uso intensivo da eletricidade
   Desenvolvimento da física, da química e dos processos industriais.

Novos Personagens:  Lavoisie, Boyle e  Buffon.

 Principais Inventos:
 Máquinas a vapor
 Locomotiva (1829)
 Telégrafo (1837)

 Fonógrafo (1877)
 Lâmpada incandescente (1878)

 Cinetoscópio (1891)



Resultado de imagem para locomotiva a vapor

2- Pense, reflita e invente algo novo e diferente que ninguém ainda tenha realizado. Lembrem do vídeo que visualizaram em aula sobre as primeiras máquinas inventadas na Inglaterra. Pode ser algo para o dia a dia ou necessário para resolver um grande problema atual.

-produza um vídeo sobre o seu invento e envie por email. Guarde o seu invento para realizarmos uma exposição.

3- Pesquise como foi a vida de qualquer um dos grandes inventores da Primeira Revolução Industrial.


-1 ou 2 página no word, devidamente identificada e sem cópia direta de sites. Envie por email.

 Ótimo Trabalho!

Dúvidas: sandrabeatrizl@bol.com.br





Aula 25/03 - Matemática

Olá!

Tudo bem, pessoal?

Conforme o combinado, estou disponibilizando meu email para entrarem em contato no caso de dúvidas.
danielegoetzescola@gmail.com


Instruções para a aula de hoje:

Assistir ao vídeo clicando no link abaixo:

Vídeo sobre Plano Cartesiano




ATIVIDADE ONLINE:

Preencher o formulário online com as atividades clicando no link abaixo:



Não esquecer de registrar as respostas no seu caderno (aquelas que exigem a construção de um plano cartesiano) e ENVIAR no final.

Qualquer dúvida, enviar um email.

Espero que todos estejam respeitando a quarentena em suas casas.

Abraços