quinta-feira, 26 de março de 2020

L.Portuguesa 26/03 Atividades

2º Período

Interpretação Textual ( COPIAR A CANETA E RESPONDER A LÁPIS NO CADERNO)

O Diário de Davi Satil: uma Vítima de Bullying (Adaptado)


     Não sei o que acontece... às vezes me acho diferente dos meus colegas. Queria sumir,  me esconder dentro de um baú e de lá não sair tão cedo. Sinto uma dor, e dói mais quando penso que amanhã terei que voltar lá outra vez e encontrarei aqueles meninos. Às vezes eu me sinto tão só, mesmo tendo muita gente por perto de mim. Fico com medo de chegar na escola, pegar o transporte e ter que ouvir aquelas palavras. Tudo isso é tão doloroso que parece que estão espremendo o meu coração... fico sem letras e palavras para escrever.
Minha mãe diz que eu tenho que falar tudo para ela, mas para quê falar? Preciso de ajuda querido diário. Ela não tem tempo para mim. Como um menino de 13 anos fica assim? Tristonho, moribundo e com medo. Se eu fosse forte e alto, quem sabe as coisas seriam diferentes. Sou meio gordinho e o médico diz que tenho que fazer regime. Regime é uma lista enorme de coisas que te proíbem de comer. Eu não como muito, só gosto de chocolate, torta de maçã, refrigerante, e minha sobremesa preferida é pudim. Na lista do regime, sou proibido de comer tudo isso.
     Na semana passada, o Pedro e o Daniel tomaram meu lanche. Fiquei com tanta raiva que se eu pudesse fazia eles sumirem no mapa. Mas tem também as gêmeas lá da sala, que ficam me chamando de baleia orca. Eu até fui no Google ver como era essa tal orca e não acho que pareço muito com elas não. As orcas são chamadas de baleias assassinas e chegam a pesar nove toneladas. Eu só peso 78 quilos, é pouco considerado o peso das Orcas.
     Já pedi para a minha mãe me tirar desta escola, mas fico com medo de na outra escola tudo se repetir. E tem uma outra coisa: gosto muito da professora e do recreio, porque vou sempre para a biblioteca e fico lá. Pelo menos ninguém fica me perturbando. Queria ser diferente do que sou. Quem sabe assim eles me aceitariam. O João é o único que não me provoca, ele é meu melhor amigo. Ser diferente é errado? O que faço para que eles parem de me perseguir? A professora às vezes vê tudo o que acontece, reclama e chama a atenção de todo mundo, mas no outro dia começa tudo de novo. Não posso ficar sofrendo assim.
     Já inventei que estava me sentido mal para não ir à escola. Sei que isso é errado, mas o que faço?  Fico desanimado e vejo que se a situação agravar não irei mais ser advogado, pois tirei uma nota ruim em matemática porque estava chateado. Os meninos logo na chegada me perguntaram sobre o lanche de hoje. Qual seria o cardápio? Um dia eles me pagam. Quando eu for advogado, eles vão ver.
     Já olhei tudo, para ser advogado eu tenho que fazer uma prova chamada de vestibular. Caso eu passe vou ingressar na Faculdade de Direito. Vamos ver se com as leis eles vão brincar. Já até sonhei com tudo isso. Pensar que eles vão ser punidos me alegra.
Mas sabe de uma coisa? Amanhã irei entregar esta folha do diário a professora e pedir para ela só ler quando chegar em casa. Ela pode me ajudar a ser advogado, e prender logo todo mundo que me faz me sentir tão diferente e triste assim. Sei que vai doer, mas não se preocupe, a folha vai e volta. Desta forma, continuaremos amigos.

     Ps: Prezada professora, favor após a leitura me devolver a página do diário, ele vai agradecer.

     Ps 2: Não conte para ninguém o que está escrito aqui. São minhas histórias. Posso confiar em você? 

     Ps 3: Você me acha parecido com uma orca? Tem mais coisas, muito mais, mas o meu diário ficaria triste se as outras páginas tiverem que sair dele.

Autor: Silvano Sulzart
RESPONDA:

1)     Em sua opinião, qual seria a faixa etária de Davi? Justifique.
2)     O menino afirma que tem medo de pegar o transporte e ouvir “aquelas palavras”. A que ele se refere?
3)     Que outros problemas Davi enfrenta?
4)     Por que ele não conta para a mãe o que está acontecendo?
5)     Ao longo do texto, o menino usa alguns adjetivos e locuções adjetivas para expressar como se sente diante dos problemas que enfrenta. Copie-os.
6)     Para fugir das provocações dos colegas, Davi pediu a sua mãe que o tirasse da escola. No entanto, o menino parece não ter certeza de que isso seria a melhor solução. Por quê?
7)     Para o menino, de que forma a profissão que escolheu poderia auxiliá-lo a sair da difícil situação em que se encontra?
8)     Ao escrever, Davi se dirige ao próprio diário durante quase todo o texto. No final, porém, se dirige à outra pessoa. Quem é essa pessoa? O que ele lhe diz?
9)     Para você, o que o menino deveria fazer para tentar se livrar dos problemas que está vivendo na escola?
10)  De que forma a família, professores, diretores ou outros colegas poderiam ajudá-lo?
11)  Pesquise o significado da palavra bullying.
Você já sofreu bullying ou já testemunhou casos de bullying? Relate.


OBSERVAÇÃO: Pessoal segue o combinado com todas as turmas: Todas as atividades devem ser feitas no caderno e após devem enviar foto no privado para ser dado o OK na listagem abaixo. Lembrando que a postagem para o professor deve ser sempre até as 22h do dia 27/03 (amanhã, sexta-feira).

Professor

Jefferson Back Paiva


Alunos que já entregaram a atividade: ( com OK do lado )

Adriéli: 

Alison:

Ariela: OK

Arthur: OK

Brenda C: OK

Brenda T: OK

Daniel:

Henrique: OK

Kauã:

Kauan:

Kaue: OK

Luis: OK

Marlon: OK

Nicolas: OK

Richard: OK

Samara: OK

Samuel: OK

Tairã: OK

Thais: OK

L.Portuguesa 26/03 Correção

Bom dia turma!

1º Período

Vamos iniciar nossa aula de hoje pela correção da interpretação textual de ontem sobre "Bullying: brincadeiras que ferem"



GABARITO:

01.   Como o autor define bullying?
Define como as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas.


02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?
Porque a palavra “Bully” é inglesa e significa valentão, brigão.


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?
Resposta pessoal do aluno.


04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.
Resposta pessoal do aluno.


05.   Que soluções você apontaria para o problema?
Resposta pessoal do aluno. Podendo ser a reeducação para quem faz o Bullying, e o tratamento para quem sofre o Bullying.


06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.


07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?
Resposta pessoal do aluno.

   08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      Bullying é praticado quando há convivência direta.
      Cyberbullying é feito via digital, em forma de boatos e difamações na     internet.
    O cyberbullying pode tomar um vulto maior porque quem pratica, além de   anônimo, espalha informações que podem ser aumentadas por outros      praticantes e envolver muitas pessoas.


  09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
      Bullying é mais abrangente porque não há razão específica para ameaçar,      perseguir, etc.
    Preconceito é formado de uma ideia preconcebida sobre um determinado     aspecto: raça, opção, religiosa, etc. O bullying se caracteriza por uma ação    específica de palavras ou comportamentos, enquanto o preconceito pode se    caracterizar, também, pela omissão, o afastamento.


   10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      As vítimas, em geral, são crianças e adolescentes inseguros, tímidos ou   com dificuldade de comunicação.

  11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      As vítimas têm medo ou vergonha de se expor. Aos poucos ficam com  baixa autoestima.

   12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      Pode ser considerado crime caso o agressor seja maior de idade. Quando é menor pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar uma vez que é protegido pela ECA – Estatuto da criança e do Adolescente.

  13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      Quem apenas ri ou se diverte está estimulando o comportamento de quem pratica o bullying, portanto participa.

  14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

      Resposta pessoal do aluno.

Agora aguardem as atividades para o 2º período que irá abrir às 08:20;

Aula de Cultura Religiosa – Dia 26/03/2020
1.      Gestos Concretos – Demonstração de amor ao próximo
a) Assista ao vídeo apresentado no link abaixo e reflita sobre atitudes possíveis para termos um mundo melhor.

b) Pense nas nossas conversas nas últimas aulas sobre gestos concretos e analise sua pesquisa sobre exemplos que demonstram essas atitudes.

     c) Após a análise e a reflexão realizadas nos dois itens anteriores, faça um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) apresentando suas conclusões.

Clique no link abaixo para postar seu texto.

Cuidem-se,
Abraços,
Profª Carla E. B. Klauck