quinta-feira, 26 de março de 2020

L.Portuguesa 26/03 Correção

Bom dia turma!

1º Período

Vamos iniciar nossa aula de hoje pela correção da interpretação textual de ontem sobre "Bullying: brincadeiras que ferem"



GABARITO:

01.   Como o autor define bullying?
Define como as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas.


02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?
Porque a palavra “Bully” é inglesa e significa valentão, brigão.


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?
Resposta pessoal do aluno.


04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.
Resposta pessoal do aluno.


05.   Que soluções você apontaria para o problema?
Resposta pessoal do aluno. Podendo ser a reeducação para quem faz o Bullying, e o tratamento para quem sofre o Bullying.


06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.


07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?
Resposta pessoal do aluno.

   08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      Bullying é praticado quando há convivência direta.
      Cyberbullying é feito via digital, em forma de boatos e difamações na     internet.
    O cyberbullying pode tomar um vulto maior porque quem pratica, além de   anônimo, espalha informações que podem ser aumentadas por outros      praticantes e envolver muitas pessoas.


  09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
      Bullying é mais abrangente porque não há razão específica para ameaçar,      perseguir, etc.
    Preconceito é formado de uma ideia preconcebida sobre um determinado     aspecto: raça, opção, religiosa, etc. O bullying se caracteriza por uma ação    específica de palavras ou comportamentos, enquanto o preconceito pode se    caracterizar, também, pela omissão, o afastamento.


   10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      As vítimas, em geral, são crianças e adolescentes inseguros, tímidos ou   com dificuldade de comunicação.

  11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      As vítimas têm medo ou vergonha de se expor. Aos poucos ficam com  baixa autoestima.

   12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      Pode ser considerado crime caso o agressor seja maior de idade. Quando é menor pode ser encaminhado ao Conselho Tutelar uma vez que é protegido pela ECA – Estatuto da criança e do Adolescente.

  13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      Quem apenas ri ou se diverte está estimulando o comportamento de quem pratica o bullying, portanto participa.

  14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

      Resposta pessoal do aluno.

Agora aguardem as atividades para o 2º período que irá abrir às 08:20;

Nenhum comentário:

Postar um comentário