quarta-feira, 25 de março de 2020

L.Portuguesa 25/03 Atividades

2º período

Pessoal após assistir as vídeoaulas, faça o que se pede abaixo:

COPIAR A CANETA E RESPONDER A LÁPIS NO CADERNO


TEXTO: BULLYING: BRINCADEIRAS QUE FEREM



     Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?
      Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc. –, mas é na escola que se manifesta com mais frequência. (...)
        O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores consequências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente. (...)
        Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode expiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...)
        "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele.
        Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...)


Entendendo o texto:



01.   Como o autor define bullying?



02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?

04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.

05.   Que soluções você apontaria para o problema?

06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.

07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?

08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      
09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
    
10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      
11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      
12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      
13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      
14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

A correção será feita aqui pelo Blog na próxima aula, dia 26/03
OBSERVAÇÃO: Pessoal qual o combinado com todas as turmas: Todas as atividades devem ser feitas no caderno e após devem enviar foto no privado para ser dado o OK. Lembrando que a postagem para o professor deve ser sempre até as 22h do dia em que temos aula.


Professor
Jefferson Back Paiva


Alunos que já entregaram a atividade: ( com OK do lado)

Adriéli: 

Alison: OK

Ariela: OK

Arthur: OK

Brenda C: OK

Brenda T: OK

Daniel:

Henrique: OK

Kauã:

Kauan:

Kaue: Entregou dia 27/03 ( dois dias após a data de entrega e correção)

Luis: OK

Marlon: OK

Nicolas: OK

Richard: OK

Samara: OK

Samuel: OK

Tairã:

Thais: OK
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário