quarta-feira, 25 de março de 2020

L.Portuguesa 25/03 Atividades

2º período

Pessoal após assistir as vídeoaulas, faça o que se pede abaixo:

COPIAR A CANETA E RESPONDER A LÁPIS NO CADERNO


TEXTO: BULLYING: BRINCADEIRAS QUE FEREM



     Ameaças, agressões, humilhações... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianças que sofrem nas mãos de seus próprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Você sabe o que é isso? Onde e como ele ocorre?
      Você já ouviu falar de bullying? O termo em inglês pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas – tão comum entre crianças e jovens – é muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valentão, brigão. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaçadores, humilhar, rejeitar e até mesmo ameaçar sexualmente um colega dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo são classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social – em casa, no clube, no local de trabalho etc. –, mas é na escola que se manifesta com mais frequência. (...)
        O Bullying é um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. Esse 'fenômeno' começou a ser pesquisado há cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola não davam muita atenção para o fato, que acreditavam não passava de uma ofensa boba demais para ter maiores consequências. No entanto, por não encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situação não é diferente. (...)
        Quem já não teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mão de um grupo de colegas que o transformava em 'bode expiatório' de brincadeiras no colégio? Exemplos não faltam. Entre alguns deles está o da gaúcha Daniele Vuoto, que conta toda a sua história em um blog onde também discute sobre o assunto e troca experiências com outras vítimas desse tipo de agressão, psicológica, física e até de assédio sexual. (...)
        "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e é preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, também precisa de ajuda, pois está diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente não é feliz com isso, por mais de demonstre o contrário. A turma entra na onda por medo, não por concordar. Enxergar a situação dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele.
        Porém, a realidade de vítimas que 'sofrem em silêncio', como Daniele explica em seu blog, está mudando. Além de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experiências, o assunto vêm ganhando corpo e se tornando pauta de veículos de comunicação de massa, a exemplo das matérias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discussões como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...)


Entendendo o texto:



01.   Como o autor define bullying?



02.   Por que o termo foi utilizado em inglês?


03.   Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual a sua opinião?

04.   Você acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianças são diferentes entre si? Explique.

05.   Que soluções você apontaria para o problema?

06.   Em algum momento, na nossa escola, você se sente vítima de bullying? Justifique sua resposta.

07.   Você conhece ou já ouviu falar de alguém na nossa escola, vítima de bullying?

08 – Qual a diferença entre bullying e cyberbullying? Qual das duas práticas pode tomar um vulto muito maior e sair do controle dos praticantes?
      
09 – Existe diferença entre preconceito e bullying?
    
10 – Qual é o perfil das vítimas que são alvo de brincadeiras de mau gosto?
      
11 – Por que essas vítimas não relatam o seu sofrimento quando estão vivenciando isso? O que o sofrimento causando gera na vítima, a longo prazo?
      
12 – Quais são as consequências para quem pratica o cyberbullying?
      
13 – Quem assiste a uma cena de agressão verbal, ou de ameaça física, e apenas ri ou se diverte, também participa do bullying?
      
14 – O que está ao seu alcance? Na sua opinião, o que você pode fazer para combater o bullying na escola?

A correção será feita aqui pelo Blog na próxima aula, dia 26/03
OBSERVAÇÃO: Pessoal qual o combinado com todas as turmas: Todas as atividades devem ser feitas no caderno e após devem enviar foto no privado para ser dado o OK. Lembrando que a postagem para o professor deve ser sempre até as 22h do dia em que temos aula.


Professor
Jefferson Back Paiva


Alunos que já entregaram a atividade: ( com OK do lado)

Adriéli: 

Alison: OK

Ariela: OK

Arthur: OK

Brenda C: OK

Brenda T: OK

Daniel:

Henrique: OK

Kauã:

Kauan:

Kaue: Entregou dia 27/03 ( dois dias após a data de entrega e correção)

Luis: OK

Marlon: OK

Nicolas: OK

Richard: OK

Samara: OK

Samuel: OK

Tairã:

Thais: OK
      

L. Portuguesa 25/03 Vídeoaulas

Boa Tarde turma!

Gostaria de iniciar a aula hoje dizendo que fiquei/estou muito feliz pelo trabalho realizado na última aula nossa quinta-feira passada dia 19/03. Vocês mostraram trabalho em equipe, criatividade, cooperação, dinamismo, e apresentaram trabalhos lindos, parabéns 8º ano.



1º período

Para darmos andamento em nosso estudo sobre o tema Bullying conforme o capítulo do livro didático: Eu e o outro-A ética nas relações pessoais, solicito que assistam as vídeoaulas abaixo:

Oito Conceitos  que caracterizam o Bullying:

Bullying não! Ser diferente é legal!

Bullying: Como diminuí-lo?

Bulluing e perseguição: Reportagem do Globo Repórter

.L.Portuguesa 25/03 Apresentação

Boa tarde turma!

Sejam todos bem-vindos ao nosso ambiente virtual, onde vamos ter nas próximas duas semanas nossa interação sobre as aulas de Língua Portuguesa.

Antes de mais nada, gostaria de lembrá-los de algumas atividades que iniciamos ao longo do primeiro mês e que podem ser feitas a distância neste momento de isolamento social por causa do Coronavírus.


  • Leitura do nosso livro para a apresentação;
  • Estudar as palavras do nosso ditado;
  • Manter os diários atualizados.

Lembrando que nossos meios de comunicação são aqui pelo Blog e em nosso grupo do Whatsapp da turma.

Atenciosamente
Professor 



Jefferson Back Paiva

Tarefa de História



Turma!

Atenção!!!

A tarefa de História, quanto ao invento, vai ser construído e pensado durante a semana, o vídeo eu aguardo para a próxima.

Realizar as tarefas com dedicação.

Língua e Cultura Alemã

Guten Morgen!

As atividades postadas serão para revisar os conteúdos que já foram estudos até esse ano. Aproveite esse momento para estudar e tirar suas duvidas.

Primeira atividade: No caderno você irá escrever a data 25.03.2020.
Após você irá fazer listas de palavras referentes aos seguintes temas:
Farben (cores), Monate (meses), Wochentage (dias da semana), Jahreszeiten (estações do ano), Haustiere (animais domésticos).

Segunda tarefa: Assitir ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Q7ECRAQrzFc. Anotar no caderno, em português, o que você consegue compreender do que ouve. Pode ouvir mais vezes. E responda: O que aconteceu ao Nico?

Terceira tarefa: Resolver a atividade abaixo no caderno.


Quarta tarefa: Em uma folha de desenho ou de ofício, você vai montar um mini-cartaz com os conteúdos trabalhado nas últimas duas semanas. Você vai olhar no caderno o conteúdo anotado e vai organiar as informações de modo criativo no mini cartaz. Você pode escrever somente as informações em Língua Alemã ou tb em português. Quero uma margem de 1 cm, organização e capricho. A tarefa deve ser entregue no retorno da quarentena. 
Dúvidas podem ser tiradas por aqui ou pelo meu e-mail: isabelagressler71@gmail.com


Atividade 1 de História



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA JOANA FRANCISCA

Disciplina:  História / 8º ano      Professora: Sandra Beatriz Pinheiro da Luz

Atividade referente aos dias 25/03 e 01/04
Olá oitavo ano!
Vamos ao desafio!


1- Leia com atenção o texto abaixo. Aproveite também para realizar a leitura do livro didático Araribá Mais História, capítulos 2 e 3.
 
Assunto: Primeira Revolução Industrial
A máquina a vapor e a eletricidade
  
        Início: Inglaterra - século XVIII
        Características:
         Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial.
         Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria.
         Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

  Personagens: Thomas Newcomen , James Watt , George Stephenson, Matthew Boulton, Alessandro Volta e Thomas Edison.

Resultado de imagem para thomas edison 

Datas e Fatos Importantes:

            1698 - Newcomen inventa uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão.Patenteada em 1705, foi a primeira máquina movida a vapor.
  1765 -Watt aperfeiçoa o modelo de Newcomen. Seu invento deflagra a revolução industrial e serve de base para a mecanização de toda a indústria. Stephenson revoluciona os transportes com a invenção da locomotiva a vapor.
1785 - Boulton começa a construir as máquinas projetadas.

   Consequências:
   Uso intensivo da eletricidade
   Desenvolvimento da física, da química e dos processos industriais.

Novos Personagens:  Lavoisie, Boyle e  Buffon.

 Principais Inventos:
 Máquinas a vapor
 Locomotiva (1829)
 Telégrafo (1837)

 Fonógrafo (1877)
 Lâmpada incandescente (1878)

 Cinetoscópio (1891)



Resultado de imagem para locomotiva a vapor

2- Pense, reflita e invente algo novo e diferente que ninguém ainda tenha realizado. Lembrem do vídeo que visualizaram em aula sobre as primeiras máquinas inventadas na Inglaterra. Pode ser algo para o dia a dia ou necessário para resolver um grande problema atual.

-produza um vídeo sobre o seu invento e envie por email. Guarde o seu invento para realizarmos uma exposição.

3- Pesquise como foi a vida de qualquer um dos grandes inventores da Primeira Revolução Industrial.


-1 ou 2 página no word, devidamente identificada e sem cópia direta de sites. Envie por email.

 Ótimo Trabalho!

Dúvidas: sandrabeatrizl@bol.com.br





Aula 25/03 - Matemática

Olá!

Tudo bem, pessoal?

Conforme o combinado, estou disponibilizando meu email para entrarem em contato no caso de dúvidas.
danielegoetzescola@gmail.com


Instruções para a aula de hoje:

Assistir ao vídeo clicando no link abaixo:

Vídeo sobre Plano Cartesiano




ATIVIDADE ONLINE:

Preencher o formulário online com as atividades clicando no link abaixo:



Não esquecer de registrar as respostas no seu caderno (aquelas que exigem a construção de um plano cartesiano) e ENVIAR no final.

Qualquer dúvida, enviar um email.

Espero que todos estejam respeitando a quarentena em suas casas.

Abraços